terça-feira, 15 de julho de 2014

Não é você, é ele mesmo! – Pelo fim da autoflagelação feminina

O que eu fiz de errado? Eu não deveria ter dito aquilo! Eu sabia que estava gorda! Eu deveria ter dado mais atenção! Eu deveria ter me feito mais de difícil! Não deveria ter transado tão cedo! Não devia ter ligado! Porque mandei aquela mensagem?! Essas são só algumas das afirmações ou questionamentos que escuto quando uma amiga termina o relacionamento, ou quando o lance com cara não vai pra frente. Não é unanimidade, mas boa parte das mulheres se perguntam “onde foi que eu errei?”
A busca incansável pela resposta faz a gente acreditar que não fomos boas o suficiente. O corpo que não está ideal, o jeito que não agradou, as atitudes que não foram as que deveriam. E o que acontece? Mulheres inseguras que se acham culpadas sem qualquer explicação para isso.
Já parou para pensar que ele pode não estar preparado para ter um relacionamento, ou pode não saber lidar com seu jeito, ou não saber controlar seus próprios sentimentos. Ele pode ser um daqueles babacas que se importam demais com aparência e desperdiçam o que você tem melhor pensando apenas na gostosa da academia, afinal vale a quantidade de mulheres e não a qualidade de uma mulher. Ou quem sabe ele é imaturo demais para lidar com a sua maturidade? Não é clichê, o problema pode realmente ser ele e não você!
Não estou aqui para dizer que nós mulheres estamos sempre certas! Mas acredito que estamos quase sempre erradas em nos culparmos pelo fim de um relacionamento e nos crucificarmos por erros que nem sempre cometemos. Sentimento de culpa machuca e corrói. Qualquer relação envolve duas pessoas diferentes, que agem e pensam de maneiras diferentes e por isso podem ser incompatíveis. Pare de buscar o erro em você! Para de se martirizar pelo que acha que fez! Não sobrecarregue suas costas sofrendo sem necessidade! Valorize-se! Por fim, acredite mais quando ouvir essa “desculpa” que, por vezes, é a maior verdade: “não é você, sou eu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário